Promotor
Câmara Municipal de Setúbal
Sinopse
Lisboa, 1506. Leonor e Benjamim são dois adolescentes apaixonados. Ela, de uma família tradicional; ele, de uma família de cristãos novos, de origem judaica. Enquanto Portugal prospera com o comércio das Índias, a fome e a peste assolam a cidade, deixando-a à mercê do fanatismo religioso que, em Abril, provoca o massacre de milhares de judeus - homens, mulheres e crianças. O romance é ceifado na devastação. Mas Leonor sobrevive, para descobrir que o amor transcende a própria morte.
LEONOR E BENJAMIM, produzida pela Associação Setúbal Voz em parceria com SardinhaEmLata, será a primeira ópera do biénio 2025/2026 referente ao projeto "O CORPO E O PODER - O Artifício Operático como Processo Analítico". Estreia a 23, 24 e 25 de maio 2025 no Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal e repete a 21 de junho no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães.
A obra será posteriormente uma longa-metragem de animação, produzida por SardinhaEmLata, com argumento de Humberto Santana e realização de Humberto Santana, Pedro Brito e apoio financeiro do ICA, com estreia nos cinemas marcada para 2027.
Ficha Artística
Ficha técnica da ópera:
Música, encenação e direção artística: Jorge Salgueiro
Libreto: Humberto Santana e António Cabrita
Coreografia e corporalidade: Iolanda Rodrigues
Figurinos: Mariana Morgado
Videocenário: Diogo Marrafa
Imagem e comunicação: Maria Madalena
Preços
- 1ª Plateia - 10€
- 2ª Plateia - 10€