Promotor
Universidade de Aveiro
Sinopse
1ª parte: “Metamorfoses (do Amor)” - Gabriela Martins (flauta), vencedora Prémio Frederico de Freitas 2025 e Isolda Rubio (piano)
Sinopse: “Metamorfoses (do amor)” é um concerto que explora a transformação do som e do amor. Ao longo do recital, a flauta procura sonoridades e cores características e escritas para outros instrumentos. O programa inicia com uma obra emblemática do repertório flautístico: “Syrinx” de Claude Debussy, que retrata a sonoridade da flauta no seu estado mais puro e autêntico. Inspirada no mito de Pan e da ninfa Syrinx, a peça evoca a história da ninfa que, perseguida pelo deus Pan, se transforma num junco de água para se esconder nos pântanos. Pan, meio homem, meio bode, corta então os juncos para construir a sua flauta, transformando assim o seu amor em som.
Segue-se a Ária de Lenski, da ópera Eugene Onegin de Tchaikovsky, na qual Lenski canta sobre o seu amor por Olga antes de morrer em duelo, originado pelos ciúmes que sente pelo amigo Onegin. Aqui, a flauta expressará sem palavras a revolta, a saudade e a resignação de Lenski face ao seu destino.
A terceira obra, Fantasiestücke de Schumann, dará continuidade a esta atmosfera introspectiva, transformando os sentimentos de Lenski em nostalgia.
Por fim, a Sonata em Lá Maior de César Franck, escrita como presente de casamento para o violinista Eugène Ysaÿe, conclui o programa com a celebração do amor maduro e pleno. Ao longo deste percurso, o amor revela-se, através da música, sob múltiplas faces: o desejo não correspondido, a dor da perda, a nostalgia do que foi e a plenitude do amor em comunhão.
2 ª parte: Gnose Quartet
Sinopse: Este concerto pretende evocar os três heterónimos que mais se destacam na exploração filosófica, literária e emocional de Fernando Pessoa. Ricardo Reis, Alberto Caeiro e Álvaro de Campos representam de forma sublime a riqueza das suas obras, devido às suas personalidades literárias bem definidas.
Cada peça musical foi escolhida para se relacionar da melhor forma com a índole e com o temperamento de cada personificação do poeta. A obra de César Franck - "Prelude, Fugue et Variation" evidencia o caráter estoico, sereno e contemplativo de Ricardo Reis. "Sunflower", do compositor e pianista de jazz português Carlos Azevedo, relembra o brotar de uma flor de girassol até ao seu desabrochar, este aspeto articula-se com o pensamento naturalista e simplista de Alberto Caeiro. O terceiro fragmento deste concerto diz respeito à genialidade de Álvaro de Campos, onde a obra de John Mackey - "Unquiet Spirits", dividida em três andamentos distintos, realça eficazmente a sua personalidade revolucionária, inquieta e intensa.
Notas Suplementares
Acompanhantes de PMR deverão enviar email para [email protected] e solicitar a emissão do seu convite.
Informações Adicionais
Mais informação em https://www.ua.pt/festivaisdeoutono
Preços
Preço Geral - 3€
PMR + Acompanhante - 3€ com oferta do bilhete de acompanhante